Início Viagem Visitar Viana do Castelo: o que ver e fazer

Visitar Viana do Castelo: o que ver e fazer

Se procura destinos de sonho para uma escapadinha, não procure mais. Vá visitar Viana do Castelo! Confira o que ver, o que fazer, onde comer e dormir.

Visitar Viana do Castelo
Visitar Viana do Castelo: o que ver e fazer

Se procura destinos de sonho para uma escapadinha, não procure mais. Vá visitar Viana do Castelo! Confira o que ver, o que fazer, onde comer e dormir. Viana do Castelo tem tudo o que se precisa para ser feliz numa escapadinha. Independentemente do tipo de viagem que faça (lazer, profissional ou outra), terá muito motivos para sair de Viana do Castelo satisfeito pela estadia e com vontade de regressar.

Pode ir de forma solitária, para explorar a cidade sozinho ou com a cara metade ou com a família numerosa ou com muitos amigos, Viana do Castelo apresenta um conjunto de atrativos que seguramente reservará um lugar no seu coração!

Viana do Castelo alia o património natural a um conjunto de monumentos de grande valor. A isso junta-se ainda história, tradições e uma cultura que encanta qualquer um.

Visitar Viana do Castelo
Visitar Viana do Castelo: o que ver e fazer

Visitar Viana do Castelo: o que ver e fazer

Viana do Castelo com arte

O Coração de Viana feito em filigrana tornou-se um símbolo país, tornando-se uma justa homenagem a esta arte vianense incrível. Mas, além da filigrana, o talento dos vianenses pode ser constatado noutras vertentes, nomeadamente nos artesãos, nas mulheres de Viana, que fazem os famosos Bordados Certificados de Viana do Castelo que colocam toda a sua arte em flores estilizadas e de elementos vegetais, entre outras inspirações, bordadas em toalhas e outros panos que são alusivos a datas especiais.


Leia também: 12 locais famosos mas pouco visitados em Portugal


Visitar Viana do Castelo
Visitar Viana do Castelo: o que ver e fazer

Caminhar e caminhar

Este ano, a Romaria da Srª D’Agonia será diferente devido à pandemia de COVID-19 que afeta todo o mundo. Esta romaria está ligada à história da Igreja d’Agonia e, em 2020, está fortemente condicionada pelo novo coronavírus, mas a data especial não deixará de ser celebrada. Não existindo uma Romaria da Srª D’Agonia, pode caminhar, fazendo os “Roteiros de Viana”. Para o ajudar nessa tarefa, pode aceder à Aplicação Móvel “Roteiros de Viana”

Nota:

Faça o Download para Google Play (Android 4.0): aqui.

Faça o Download para Apple Store (Iphone 7.1): aqui.

Visitar Viana do Castelo
Visitar Viana do Castelo: o que ver e fazer

O centro histórico

Havendo muito mais para ver em Viana do Castelo, a verdade é que pode também caminhar pelo centro histórico, pois este revela-se um ponto de passagem obrigatório. Contém a matriz medieval e vários locais capazes de fazer sacar o telemóvel do bolso e fotografar ferozmente espaços como os antigos Paços do Concelho ou outros marcos importantes com História e beleza, como a quinhentista Casa da Misericórdia ou o Chafariz, que é do mesmo século.

Parte do encanto do centro histórico de Viana do Castelo está nas suas ruas e ruelas, apertadas mas de percurso agradável de fazer. Há diferentes espaços com influências distintas que representam um verdadeiro compêndio da história da arquitetura em Portugal. Há espaços arquitetónicos onde é possível testemunhar o estilo Manuelino; há outros onde o estilo Barroco se impõe; há espaços encantadores de Art Deco. Há painéis de azulejos que são exemplares de excelência, do melhor que se fez até hoje no país.

Vídeo de: Luis Costa

Espaços arquitetónicos emblemáticos

Visitar Viana do Castelo
Visitar Viana do Castelo: o que ver e fazer

Basílica de Santa Luzia (séc. XX)

O templo do Sagrado Coração de Jesus está situado no esporão poente da montanha de Santa Luzia. É seguramente um dos monumentos mais famosos e mais emblemáticos do país.


Leia também: Vale de Poldros: a aldeia dos Hobbits portuguesa 


Igreja da Senhora da Agonia (séc. XVIII)

Está datado de meados do século XVIII, mas é o resultado da reconstrução de uma antiga capela. Serve de exemplo do barroco final, apresentando influências do barroco luso-brasileiro.

Os retábulos dos altares, decorados em “talha gorda”, destacam-se. A torre foi construída deslocada do corpo do edifício e data de 1868.

Antigos Paços do Concelho (Séc. XVI)

Um espaço interessante e com história.

Visitar Viana do Castelo
Visitar Viana do Castelo: o que ver e fazer

Edifício da Misericórdia e Igreja (Séc. XVI)

Está datado de 1589 e serve de exemplo da arquitetura de inspiração renascentista e maneirista, apresentando claras influências italianas e flamengas. Foi remodelado no século XVIII.

No seu interior, tem uma riqueza decorativa assinalável.

Visitar Viana do Castelo
Visitar Viana do Castelo: o que ver e fazer

Citânia de Santa Luzia

A “cidade velha”, como é conhecida, é um dos castros mais populares do país, revelando-se fonte importante da Proto-História e da Romanização do Alto Minho. Está localizada estrategicamente para dominar a área e controlar o movimento das entradas e saídas na Foz do Lima.

Visitar Viana do Castelo
Visitar Viana do Castelo: o que ver e fazer

Ponte Eiffel (Séc. XIX)

Em 1878, foi inaugurada, mais precisamente em 30 de junho. É um exemplo da arquitetura do ferro que era feita na época.

Outras opções: Igreja das Almas (presente no Largo das Almas, GPS: N 41º 41′ 39,79″ W 8º 49′ 31,08″), Farol de Montedor (presente em Lugar de Montedor, GPS: 1910. L: 41º 45’,14 N, L: 08º 52’,32 W.)

A noite em Viana do Castelo

Quem tem dificuldade em deitar-se cedo e sente o apelo da diversão noturna, terá em Viana do Castelo diversos pontos de interesse. Seja no centro histórico, seja nos espaços destinados a chamar os notívagos, como os bares e discotecas.

Entre estes espaços há o Aquário Bar, o Double Concept Bar – Drink & Design e o Liz Caffe Bar & Tapas. Estas são algumas das referências locais.

Visitar Viana do Castelo
Visitar Viana do Castelo: o que ver e fazer

Museus, núcleos museológicos e cultura

O Museu do Traje (GPS: N 41º 41.573 W08º49.715) é uma referência da cidade, estando localizado em pleno centro histórico de Viana do Castelo. Ele permite que se conheça os diversos trajes tradicionais vianenses e a respetiva riqueza etnográfica.

O Museu de Artes Decorativas é outra opção cultural de grande relevância para a cidade, estando presente no Largo de S. Domingos 4900-330 (GPS: 41º41’30.06″N  8º49’54.72″O).

Visitar Viana do Castelo
Visitar Viana do Castelo: o que ver e fazer

Em 1955, foi construído o Navio-Hospital Gil Eannes, em Viana do Castelo. Hoje, serve de espaço ao Núcleo Museológico e Pousada da Juventude, proporcionando uma experiência inolvidável a quem por lá passa.

O Museu Virtual da Memória Marítima de Viana do Castelo está presente na ré do navio-hospital Gil Eannes, tendo sido inaugurado no dia 3 de julho 2020 e visando a promoção da Ciência e do Conhecimento do Mar de Viana.

Para saber mais sobre a oferta cultural, confirme aqui a Agenda Cultural disponibilizada pela C. M. de Viana do Castelo.


Leia também: Aldeia portuguesa eleita uma das 5 joias mais bem escondidas da Europa


Visitar Viana do Castelo
Visitar Viana do Castelo: o que ver e fazer

Espaços onde dormir

Um espaço inesquecível para passar as suas noites na bela cidade de Viana do Castelo é o  Hotel Fábrica do Chocolate, pois mais do que um mero hotel é um espaço que proporciona um bilhete dourado para um mundo diferente, feito de chocolate.

Um pouco como a personagem Willy Wonka interpretada por Johnny Depp, na Fábrica do Chocolate portuguesa há um passaporte para um espaço que integra Hotel, Restaurante e Museu, três entidades dedicadas inteiramente ao chocolate, onde ficamos a conhecer as origens do chocolate e a respetiva história, mas também curiosidades e outras surpresas. Descubra você mesmo!

Outras opções:

Hotel Flôr de Sal ****

(Avenida de Cabo Verde, nº 100, 4900-568 Viana do Castelo

GPS: N 41º 41′ 18,03″ W 8º 50′ 49,4″

Contactos: 258 800 100 / 258 800 101/ [email protected]

Hotel Axis Viana Business & SPA **** (Av. Capitão Gaspar de Castro, 4900-462)

GPS: N 41º 42′ 10,18″ W 8º 49′ 10,13″

Contactos: 258 802 000 / 258 802 001 / [email protected]

Hotel Casa Melo Alvim **** (Avenida Conde da Carreira, 28)

GPS: N 41º 41′ 39,95″ W 8º 49′ 52,69″

Contactos: 258 808 200 / 258 808 220 / [email protected]

Hotel Margarida da Praça ***(Largo 5 de Outubro, 58, 4900-515)

GPS: N 41º 41′ 29,05″ W 8º 49′ 40,57″

Contactos 964 926 995 / 258 809 630 / 258 809 639/ [email protected]

Parque de Campismo Viana do Castelo Orbitur ***Cabedelo – Darque (Rua Diogo Álvares – Cabedelo, Darque, 4935-161).

GPS: N 41º 40′ 43,36″ W 8º 49′ 32,78″

Contactos: 258322167 / 258321946 /[email protected]

Visitar Viana do Castelo
Visitar Viana do Castelo: o que ver e fazer

Espaços onde comer

O fiel amigo, o bacalhau, é protagonista no prato que melhor representa Viana do Castelo. Numa iniciativa (Provar Viana) levada a cabo pela C.M. de V.C. foi eleito pelos restaurantes do Município como “prato-ícone” local.

Nos dias 2, 3 e 4 de outubro 2020, irá ocorrer o “Fim-de-semana Gastronómico” que dará grande destaque ao prato tradicional “Bacalhau à Viana”. As “Pataniscas de Bacalhau” são outro dos destaques, tal como o doce típico “Torta de Viana” que é outra referência deste evento.

São propostas gastronómicas que representam parte do melhor que a cidade tem para oferecer. Seguramente que não faltarão motivos para celebrar a sua estadia em Viana do Castelo. A melhor forma de o fazer é com um brinde. Faça-o sempre com os bons Vinhos Verdes de Viana do Castelo.

Por fim, faça uma visita à Pastelaria Cafetaria Natário, situada em plena Rua Manuel Espregueira 37, onde por apenas 1,10€ poderá provar as melhores Bolas de Berlim do mundo, um verdadeiro fenómeno que encanta muita gente.

NOTA: Pode confirmar aqui uma lista de restaurantes disponibilizada pela C.M. de Viana do Castelo.


Leia também: Igreja de Válega é a igreja mais bonita de Portugal?


Informação útil

Para saber mais sobre a cidade, contacte a Câmara Municipal de Viana do Castelo, presente no Passeio das Mordomas da Romaria, 4904-877.

GPS: 41° 41.674’N , 8° 49.769’W.

Contactos: 258 809 300 / 258 809 347 / [email protected]

Saiba mais informações, aqui.

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.