Início Saúde Chá ou café: qual o melhor para a saúde e organismo?

Chá ou café: qual o melhor para a saúde e organismo?

A BBC Future confrontou os resultados dos estudos realizados sobre os efeitos do chá e do café no corpo. Chá ou café: qual o melhor para a saúde e organismo?

Chá ou café
Chá ou café: qual o melhor para a saúde e organismo?

A BBC Future confrontou os resultados dos estudos científicos realizados sobre os efeitos do chá e do café no corpo. Chá ou café: qual o melhor para a saúde e organismo?

Na hora de escolher entre chá ou café, pesa muito uma substância: a cafeína. Mas há  muitos outros aspetos a ponderar na hora de escolher entre uma ou outra bebida. Semanalmente, são vários os estudos publicados quer sobre o café, quer sobre o chá, os quais vão dando conta das propriedades e benefícios de um e de outro produto.

Mas, afinal, qual o mais vantajoso para a saúde? É isso que vamos tentar descobrir.

Chá ou café
Chá ou café: qual o melhor para a saúde e organismo?

Chá ou café: qual o melhor para a saúde e organismo?

Uma chávena de café de filtro possui entre 80 a 115 miligramas de cafeína, já a mesma quantidade de chá possui metade desse valor, ou seja, 40 miligramas. Porém, há mais aspetos a considerar.

Uma pesquisa da Unilever, efetuado na Grã-Bretanha, concluiu que ambas as bebidas têm o mesmo efeito nos consumidores, nomeadamente a nível de concentração e de tempo de reação. Uma dose dupla de chá até pode ser mais eficaz do que o café.

Assim, os cientistas acreditam que a nossa sugestão também pode ter peso nos efeitos das bebidas, ou seja, só o aroma do café pode predispor-nos a entrar num estado de alerta diferente do chá. Contudo, o chá proporciona o mesmo nível de alerta do que o café.

Leia também:

Chá ou café
Chá ou café: qual o melhor para a saúde e organismo?

Qualidade de sono

Já neste tópico, as diferenças entre o chá e o café são mais evidentes.

Um estudo da Universidade de Surrey, na Grã-Bretanha, comparou os efeitos do consumo de chá e de café, tendo concluído que quem consome mais café tem mais dificuldade em adormecer, pois a maior concentração de cafeína faz com que ela permaneça por mais tempo no organismo. Por outro lado, quem bebe chá tem noites de sono mais longas e revigorantes.

Manchas nos dentes

Tanto o chá, como o café podem provocar manchas amareladas e acastanhadas nos dentes. Especialistas em odontologia da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, concluíram porém que os pigmentos naturais do chá aderem mais ao esmalte dos dentes do que os do café.

Chá ou café
Chá ou café: qual o melhor para a saúde e organismo?

Calmante

Algumas pesquisas científicas, como a efetuada na Universidade College London, revelaram que o chá preto pode ser um bom calmante. Beber três chávenas de chá por dia pode diminuir em 37% o risco de depressão. Já o café é mais conhecido por proteger dos distúrbios mentais a longo prazo.

Uma análise a alguns estudos científicos recentes, publicada no Australian & New Zealand Journal of Psychiatry, concluiu que uma chávena de café por dia reduz o risco de depressão em 8%.

Diabetes

Poucas doses quer de café, quer de chá, pode diminuir o risco de vir a ter diabetes. Os seus nutrientes ajudam o metabolismo a processar a glicose, sem se tornar resistente à insulina.

Chá ou café
Chá ou café: qual o melhor para a saúde e organismo?

Saúde cardiovascular

Tanto o café, como o chá, podem proteger o coração, embora o café possa ser mais eficaz nesta matéria.

Cancros

O chá protege de uma grande variedade de cancros, graças aos seus antioxidantes.

Conclusão

No fundo, ambas as bebidas são bastante equivalentes, no que respeita aos seus benefícios para a saúde. Se uma pode ser mais vantajosa em alguns aspetos, a outra pode ser mais positiva em outros. Em síntese, a recomendação geral é para que escolha a bebida de que mais gosta e a consuma em doses apropriadas, sem excessos.

Chá ou café
Chá ou café: qual o melhor para a saúde e organismo?

Importante

O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.